No dia 15 de agosto, comemora-se o Dia da Informática, tecnologia que, desde seu surgimento, vem revolucionando o mundo. Neste dia do ano de 1946, surgiu a Eniac, o primeiro equipamento que mereceu ser chamado de computador. Apesar de operar com válvulas, o Eniac era totalmente eletrônico e processava dados com eficiência.
Aqui vai um retrospectiva da evolução desta maquina que é o computador:
Já em 1957 surge o Univac, foi a vez de o Brasil ter seu primeiro grande computador. O governo de São Paulo comprou um mainframe Univac, da empresa que viria a ser a Unisys.
Surge então o microprocessador (1971) , a Intel desenvolve o primeiro microprocessador de uso geral que executava 60 mil instruções por segundo.
A Apple introduz em 1977 o primeiro PC pessoal. Quatro anos depois veio o 5150, da IBM, seguido pelo Macintosh, também da Apple, em 1984.
O Brasil se conecta à internet em outubro de 1988, estabeleceu o primeiro contato do país com a internet graças à conexão feita com a universidade americana de Maryland.
Finalmente em 1991 acontece a primeira conexão à internet no Brasil. Em 1995 começa a internet comercial, entidade responsável pela rede mundial de computadores no Brasil.
1995 é lançado o Windows 95, da Microsoft. A interface mais amigável do aplicativo é usada até hoje.
Em 2008 com 11 anos de internet comercial, o Brasil é o líder mundial em tempo navegado. Essa tecnologia evoluiu de forma realmente espantosa quando comparada à outros tipos de evoluções.
É certo que devemos estar sempre atualizados, digo em todas as áreas atuantes, mas na informática o ritmo é intenso, tudo muda o tempo todo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário