domingo, 6 de dezembro de 2009

Você Conhece MariaDB SQL ?




Você já ouviu falar sobre esse banco de dados ?Não? Então saiba um pouco mais sobre o assunto: 


O MariaDB é um novo banco de dados, derivado do MySQL 5.1. Trabalho executado pelo criador do MySQL (Monty Widenius) e pela equipe de programadores "TOP" que sempre o acompanharam. Existem expressões que definem este tipo de trabalho derivado, ou, derivativo: FORK (dar uma garfada) ou BRANCH, que é mais utilizado.


Mesmo enquanto Widenius era  o CTO da divisÃo da Sun de mySQL, ele era crÍtico sobre os releases da Sun e ele garante que o “MariaDB irá trabalhar exatamente como MySQL; todos comandos, interfaces, bibliotecas e APIs [Application Programming Interface] que existem no MySQL também existem no MariaDB.”


Recentemente saiu o beta do MariaDB 1.4, alegadamente já com qualidade de RC – mas os envolvidos preferiram a cautela de lançar um beta, deixar mais gente testar, e só depois lançar um RC.


O MySQL é um software livre (assim como o Linux), criado pelo Michael "Monty" Widenius e equipe. Qualquer pessoa e/ou entidade pode, assim como nas "distros" de Linux, obter o código fonte do MySQL (no próprio site), fazer suas implementações, melhorias, etc, e, distribuir (desde que, não comercialmente) o novo produto (sempre fazendo referência ao produto inicial, de onde, seu trabalho "deriva"). Para saber mais sobre o licenciamento do MySQL visite http://www.mysql.com/about/legal/


A Sun tem errado na mão e na medida com o MySQL. No Brasil, e, no resto do mundo também. Não é a toa, que a Sun valia 13 bilhões de dólares na ocasião da compra do MySQL, e, menos de 14 meses depois, arrematada pela Oracle por  menos da metade deste valor. Por que será que uma empresa chega perto da falência em tão pouco tempo? Administração? Estratégia? Produto? Deixemos isso para os analistas de mercado. A nós, interessa o MySQL.


Dentre estes erros, a Sun vem sistematicamente irritando a comunidade ao redor do mundo. A integração Sun + MySQL, na verdade foi Sun vs MySQL. Uma verdadeira catástrofe. Tanto que,  já saíram da Sun os criadores do MySQL, principais articuladores e boa parte da equipe de programadores, conhecidos como "top core" (quem faz e acontece). Uma lástima!


Os principais parceiros (aqueles que de fato conhecem o produto) estão deixando a Sun. Muitos, pressionados a assinar novos contratos abusivos.


A Sun terá que substituir todos os talentos que fazem o núcleo, o core, o kernel do MySQL por gente nova, que nunca viu o código na vida. Baseado em sua experiência, caro amigo, tire sua conclusão onde isso irá nos levar.
A Sun também terá de substituir os parceiros que estão deixando a empresa, principalmente, de treinamento, para substituir por gente competente (na maioria dos casos), mas, sem qualquer intimidade com o MySQL.


Portanto, vem a pergunta:


Quem é mais original? MySQL ou MariaDB? Lembrando que os criadores estão ao lado do MariaDB, assim como, grande parte dos programadores que fizeram o produto.


Quem é mais oficial? MySQL ou MariaDB? A Sun é dona, simplesmente, da marca MySQL. Mas, não tem qualquer intimidade com o produto. Isto é ser oficial?


MySQL carrega o DNA de seu criador. "My" é o nome da primeira filha de Monty. Mas, também pode ser o "M" inicial, e, o "Y" final de "MontY". Ao perder o seu criador, acredito que a Sun, perdeu a originalidade do produto.






2 comentários:

  1. Bicho, eu nem imaginava que estava rolando esse pepino... bom, MariaDB vai fazer companhia a muitos Firebirds e será muito bem-vinda.

    Quanto a esse rolo "pepimótico", é que aparece gente usurenta¹, e a empresa que fica ('do nada') adepta a isso toma rumos não muitos interessantes; até uma Nike da vida se vacilasse se ferrava, saca outras empresas de grande porte que se enterraram (passa nos Jornais, prefiro não citar para evitar troll no teu blog).

    Mas a Sun é pau, ela tem outros produtos – pagos e open – que a mantém firme, será legal ela permanecer sem virar a casaca para os usurentos². Acho que a Sun irá pensar 2, 3... 1000 vezes antes de mudar o fabuloso "sistema" (vai entender, tem gente que é igual a cachimbo: vive levando fumo. E gosta), perder os cabeças dos projetos também não é legal, e por "tão pouco" (monopólio) então.

    Falows Geversom, postagem legal, vou indicar para alguns colegas que aparecer com dúvidas sobre o MariaDB ;)

    Silvio Clécio

    ¹² Aqui conhecemos por gente do olho grande que só pensa no próprio umbigo, procura sempre se dar bem, nem que prejudique os próprios colegas.

    ResponderExcluir
  2. O problema é a Sun continuar dominando com o Java... quanta gente no mundo depende e sobrevive do Java? E quantos sistemas embarcados existem com o Java? É complicado viu...

    ResponderExcluir