terça-feira, 5 de janeiro de 2010

Instalar ZeosLib no Delphi 2009 e Delphi 2010






Na minha opinião um dos melhores componentes para acesso a banco de dados é o Zeoslib. Além de fornecer acesso à diversos SGDB, esse componente é open source o que eu considero uma grande vantagem frente à outros componentes.


Já utilizava este componente para acessar o Firebird com o Delphi 7. 


Decidido a atualizar meu código para uma versão mais recente do Delphi, optei pelo 2009 e fui em busca de uma versão do Zeoslib compatível com essa versão do Delphi. tentei usar as versões estáveis disponíveis no site da Souce Forge, (6.6.4, 6.6.6, etc) mas sempre ocorria um erros de type cast no momento de compilar as packages, então acabei optando pela versão 7.0.0 Alpha, que tem funcionado perfeitamente. 


Para facilitar a vida de quem pretenda usar essa versão, abaixo segue o caminho das pedras. 






1 - Faça o download do arquivo (link para download)


2 - Crie uma pasta chamada Zeos7 dentro da pasta Lib do RAD Studio. Por exemplo, meu RAD Studio esta em C:\Program Files\CodeGear\RAD Studio\6.0\lib, então meu diretório base será: C:\Program Files\CodeGear\RAD Studio\6.0\lib\zeos7 


3 - Descompacte os arquivos dentro do diretório recem criado no ítem 2. 


4 - Com o Delphi 2009/2010 aberto, vá em File -Open Project (Ctrl+F11) e abra o arquivo ZeosDbo.GroupProj, dentro de C:\Program Files\CodeGear\RAD Studio\6.0\lib\zeos7\packages\delphi12 


5 - Vá ao menu Project - Build All Projects 


6 - Antes de continuar, se você estiver usando o Windows Vista ou Windows 7 com o UAC habilitado, você terá que dar permissão TOTAL para a pasta Zeos7 criada, caso contrário não irá funcionar. 


7 - Agora, antes da instalação vá ao menu Tools - Options - Evironment Options - Delphi Options - Library - Win 32 e adicione o caminho a seguir no Library Path: $(BDS)\lib\Zeos7\packages\delphi12\build 


8 - Feito isto, minimize o Delphi, abra o diretório C:\Program Files\CodeGear\RAD Studio\6.0\lib\zeos7\packages\delphi12\build, selecione todos os arquivos ".bpl" copie-os e cole-o dentro da pasta Bpl do RAD Studio: C:\Users\Public\Documents\RAD Studio\6.0\Bpl 


9 - Volte ao Delphi vá ao menu View - Project Manager (Ctrl + Atl + F11). Selecione e compile as bpls abaixo, uma a uma. Para compilar, clique com o botão direto sobre o bpl. É a primeira opção.


- ZCore120.Bpl
- ZPlain120.Bpl
- ZParseSql120.Bpl
- ZDbc120.Blq
- ZComponent120.Bpl
- ZComponentDesign120.Bpl




10 - Depois de compiladas, clique com o botão direito sobre o pacote ZComponentDesign120.Bpl (o único em negrito) e clique em Install. 


11 - Pronto, feche tudo (File - Close All). Crie um novo projeto e veja que os componentes já podem ser utilizados.

21 comentários:

  1. Salve salve grande Geversom, mano pq tu num cria uma logo pro teu blog dae tu faz tipo uma parada q se chama "selo" (igual no meu blog), é legal para fazer parcerias se quiser te dou uma força. Quero colocar seu banner no meu blog...

    Tudo de bom amigo...

    abraço...

    ResponderExcluir
  2. Ótimo artigo ;)

    E aê Daniel, beleza? Se ele topar tb estou na fita, já fiz o convite uma vez. ^^

    Uma rapidinha sobre parcerias em blogs:

    =======================================
    § "... Uma das estratégias mais eficientes e comuns usadas pelos blogs para se obter um considerável aumento de audiência é por meio de parcerias. Vale sempre lembrar que Blogs não são concorrentes, e um cooperativismo entre eles é útil e vantajoso para todos."
    =======================================

    Legal heim?

    Falows,

    Silvio Clecio

    ResponderExcluir
  3. \o/ fala grande Silvio , poiser mano ele é meu vizinho aqui hehe axo q vou ter q fazer um "selo" pra ele, o cara he muito ocupado, hehehe, mas parcerias em blogs eu acho super legal, estou querendo criar tipo uma "blogsphera" de programação sabe, se puder me ajuda ae a encontrar esses "nerds" rsrs...

    abração...

    ResponderExcluir
  4. cara, fiz tudo certinho, cada passo ai...

    coloquei os bpl lá na RAD Studio\6.0\Bpl

    abri um novo projeto, mas não apareceu a palheta Zeos...
    fui em install components, tava la o zeos, mas eu clico em ver componentes do zeos, tá vazio...

    fechei o delphi e abri denovo, mas continua não aparecendo

    sabe me dizer o que é?

    ResponderExcluir
  5. Olá amigos, estou utilizando delphi7 com zeos 7.0.0 e estou tendo problemas com lookupcombobox, por exemplo tenho a tabela CIDADE e a tabela CLIENTE, quando eu estou cadastrando um cliente eu clico no lokupcombobox e ele me mostra todas as cidades cadastradas.. ate ai tudo bem... Porem quando eu seleciono uma cidade qualquer ele da um erro de variant, segue erro: "EDatabaseerror whit message'Cannot access field 'codicida' as type Variant' Process stoped. Percebi que existem varios colegas na com o mesmo problema mas nenhuma solucao. Se alguem puder me ajudar favor responder este topico ou enviar email para marcio@visaosistemas.com.br. Ficarei muito agradecido se voces me ajudarem a resolver este caso. O mesmo processo funciona perfeitamente com o dbexpress e firebird. Obrigado pela atencao!

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. olá amigos a solucao para o problema de erro de variant ao clicar no lookupcombobox, foi resolvido atravez do proprio banco(mysql 5.1) .. ao inves de usar integer nas chaves(PK), utilizei o tipo SMALLINT, e solucionei o problema! Espero que possa ajudar outros colegas.

    Duvidas favor postar aqui no blog ou acessar http://visaosistemas.com.br/forum/viewtopic.php?f=2&t=2

    Abraços
    Marcio Cuba Soares
    marciosoares@visaosistemas.com.br
    http://www.visaosistemas.com.br/

    ResponderExcluir
  8. nao funciona
    erro ao dar build all
    cannot find ZURL.dcu
    mesmo com o path certo

    ResponderExcluir
  9. Большуще спасибо. Очень полезная статья. (Thanx men) +5

    ResponderExcluir
  10. Nossa cara, parabéns, um dos unicos que realmente é 100% funcional!
    Parabéns mesmo!!!

    ResponderExcluir
  11. Maluco Q trabalho para conseguir isso

    parabens

    Levei uma surra, mais consegui

    ResponderExcluir
  12. O tutorial é muito bom, mas muitas pessoas estão com o problema do componente não aparecer na paleta do Delphi 2010.

    No meu caso eu possuo o Delphi 7 instalado, não sei mais o que fazer.

    Se alguém souber como resolver esse problema, por favor, postem aqui!!!

    Obrigado

    ResponderExcluir
  13. Olpa amigo veja se este tutorial pode ajuda-lo.

    http://www.planetadelphi.com.br/dica/7376/-delphi-com-mysql-

    att,
    Marcio

    ResponderExcluir
  14. Bom dia Márcio, não sei se este link foi para mim, mas o meu problema é com o Zeos no Delphi 2010. Já trabalho com o Zeos no Delphi 7 há alguns anos e nunca tive problema.

    Vi colegas dizerem que o problema do zeos não aparecer no Delphi 2010 é pelo fato de já existir um Zeos no Delphi 7.

    Eu não posso me desfazer do Delphi 7, pois preciso primeiro deixar o 2010 com a maioria dos componentes que utilizo no 7.

    Se alguém souber como fazer esse componente aparecer na paleta do Delphi 2010, acredito que iria ajudar a MUITAS pessoas.

    ResponderExcluir
  15. Boa, Parabéns. Olha só pra quem não conseguiu a parte das bpl's... Ta bem explicado, mas vai uma dica para os que me disseram que não entenderam esta esta parte:

    *-------------------------------------------*

    8 - Feito isto, minimize o Delphi, abra o diretório C:\Program Files\CodeGear\RAD Studio\6.0\lib\zeos7\packages\delphi12\build, selecione todos os arquivos ".bpl" copie-os e cole-o dentro da pasta Bpl do RAD Studio: C:\Users\Public\Documents\RAD Studio\6.0\Bpl

    *--------------------------------------------*
    Pessoal ta em ingles. Só traduzir.

    C:\Users\Public\Documents\RAD Studio\6.0\Bpl

    é a pasta abaixo, no Windows Vista ou no Seven.

    C:\Usuários\Público\Documentos Públicos\Rad Studio\7.0\bpl

    Lembrando que 7.0 é para o Delphi 2010 e 6.0 pro 2009.

    Valeu...
    Att, Fabio

    ResponderExcluir
  16. Cara, funcionou mesmo. Valeu
    Marcelo

    ResponderExcluir
  17. Olá Geferson, parabéns pelo seu post muito bom!
    Segui os passos e funcionou perfeitamente a instalação.

    Estou utilizando o Delphi2010 mas estou encontrando dificuldade para utilizar arquivo ini para conectar com banco de dados SQL e abrir a minha aplicação, você tem algum exemplo utilizando o Zeos?

    ResponderExcluir
  18. Segui o tutorial, mas sempre que abro um projeto no D2010 aparece a segunte mensagem:

    Este aplicativo não pode ser iniciado porque não foi encontrado ZDbc120.bpl. Areintalação do aplicativo pode corrigir o problema.

    dai tenho que ficar re-instalando, alguma idéia?

    ResponderExcluir
  19. Estou tentando um problema ao compilar o projeto, já testei várias versões do Zeos porém acontece o mesmo erro,

    [DCC Fatal Error] ZCore.dpk(30): E2202 Required package 'rtl' not found

    se alguém tiver uma dica agradeço.

    ResponderExcluir
  20. Boa tarde

    Posso usar essa biblioteca com o MySQL 5.5.x?

    ResponderExcluir