Nas minhas "andanças" pela internet acabei encontrando o Teste do Joel: 12 Passos para um Código Melhor e fiquei impressionado com o que li.
Antes de falar do teste de Joel, preciso falar do próprio Joel é claro. Quem será esse tal Joel Spolky, então vamos lá:
Joel Spolsky é um experiente programador, dono do Blog Joel On Software - um dos melhores (senão o melhor) blog sobre gerenciamento e desenvolvimento de software. Também é o fundador da Fog Creek Software, uma pequena empresa de software na cidade de Nova York. Formou-se na Universidade de Yale, e trabalhou como programador e gerente na Microsoft, na Viacom e no Juno.
O legal do Teste do Joel é que ele consiste de 12 perguntas que deverão ser respondidas com SIM ou NÃO cada questão. Você não precisa realizar cálculos complicados para achar o resultado. Simplesmente atribua à sua equipe 1 ponto para cada "sim" respondido.
Uma pontuação 12 é perfeita, 11 é tolerável, mas 10 ou menos indica que você tem sérios problemas. A verdade é que a maioria das empresas de software funcionam com uma pontuação 2 ou 3, e elas precisam de uma grande ajuda, porque companhias como a Microsoft funcionam com 12 pontos todo o tempo.
Então vamos lá às perguntas :
- Você usa controle de código?
- Você pode compilar em somente um passo?
- Você faz compilações diárias?
- Você tem uma base de dados de bugs?
- Você corrige os bugs antes de escrever código novo?
- Você tem um cronograma atualizado?
- Você tem uma especificação?
- Os programadores tem condições de trabalho tranqüilas?
- Você usa as melhores ferramentas que o dinheiro pode comprar?
- Você tem testadores?
- Novos candidatos escrevem código durante a entrevista?
- Você faz testes de usabilidade de corredor?
Se você desejar poderá ler o artigo completo que serviu de base para este post e conhecer um pouco mais sobre cada um dos doze itens clique no link abaixo:
Diante de tudo que li e do impacto que esse assunto causou em mim, nos proximos posts vou abordar assuntos correlatos aos itens do teste, e o primeiro deles será sobre controle de código, e sobre a ferramenta que uso para esta finalidade o GIT.
Então ... temos um encontro marcado no próximo post.
Até lá.
Muito bom
ResponderExcluirTambem fiquei chocado em ver que a empresa que trabalho esta com 3.
Mais foi bom que agora tenho parametros pra comparar