Quando se fala em orientação a objetos e desenvolvimento multi-camadas uma das coisas que mais "pegam" é a camada de persistência, quanto pensamos em desenvolver algo que seja portável para diversos bancos de dados diferentes (Ex. Firebird, MS-SQL, Oracle, Etc).
Existem diversas alternativas para solucionar esse problema, deste você mesmo construir suas classes de persistência, ou utilizar um dos diversos frame-works existentes.
Um desses frameworks que tem sido usado largamente pela plataforma Java e também .NET é o Hibernate, que na versão .NET torna-se NHibernate.
Então vamos lá aprender um pouco mais sobre o assunto:
NHibernate é uma das soluções de Mapeamento objeto-relacional (ORM) para a plataforma de desenvolvimento Microsoft .NET, um framework que fornece o mapeamento do modelo relacional para a orientação a objeto.
O NHibernate é livre e de código aberto e é a versão portada do Java para o Microsoft .NET do Hibernate.
Ele lida com plano de persistência para objetos e de um subjacentes de dados relacionais. Dando uma descrição XML de suas entidades e relacionamentos, NHibernate gera automaticamente códigos SQL para carregar e guardar os objectos. Opcionalmente, você pode descrever o seu mapeamento de metadados com atributos em seu código fonte.
Suporta persistência transparente, o seu objeto classes não têm de seguir um modelo de programação restritiva. Classes persistentes não precisam implementar nenhuma interface ou herdar de uma classe especial base. Isto torna possível desenvolver a lógica empresarial utilizando o plano de objetos .NET (CLR) e Orientação a Objetos.
Originalmente sendo uma parte do Hibernate 2.1, o NHibernate API é muito semelhante ao do Hibernate. Todo o conhecimento e documentação existente é, portanto, diretamente aplicável ao NHibernate.
Neste link você encontra uma lista do Dialetos SQL Suportados Pelo Hibernate:
Fontes :
Nenhum comentário:
Postar um comentário