sexta-feira, 28 de agosto de 2009

Bluetooth Marketing



Depois do email marketin, do SMS marketing , agora a bola da vez é o Bluetooth Marketing.

O que é Bluetooth?


Bluetooth é uma especificação industrial para áreas de redes pessoais sem fio (Wireless personal area networks - PANs). O Bluetooth provê uma maneira de conectar e trocar informações entre dispositivos como telefones celulares, notebooks, computadores, impressoras, câmeras digitais e consoles de videogames digitais através de uma freqüência de rádio de curto alcance globalmente não licenciada e segura.

Bluetooth Marketing


O Bluetoth Marketing é baseado em dispositivos inteligentes que enviam conteúdo para celulares que possuem conectividade bluetooth. Os aparelhos identificam pessoas que estejam em seu raio de alcance e cujos telefones estejam com o bluetooth ativado.
Após a identificação inicia-se a interação, com o pedido de permissão para envio de uma mensagem (identificada pela marca). Com o aceite (opt-in), estes dispositivos enviam o conteúdo para o consumidor: vídeos, áudios, jogos, aplicativos, imagens, etc.
O uso do bluetooth é inovador e os aparelhos móveis que enviam tais conteúdos contribuem ainda mais para isto. Como assim? Estes aparelhos podem ser "vestidos" por promotores (funcionam com baterias), o que aumenta o alcance e a "portabilidade" das promoções e campanhas. Desta forma a mensagem do anunciante pode chegar a locais inusitados, como uma praia, um show de rock ou as piscinas de um clube.
Se levarmos em conta que em alguns casos o público presente nesses eventos é extremamente segmentado, estamos diante de uma nova mídia, poderosa e eficiente para ações que geram experiência dos usuários com a marca do anunciante.
Este tipo de ação atrai a atenção pela modernidade, mas também pela promessa de eficácia. Ao ser baseado no local, permite ações fortemente contextuais, valendo-se também da permissão do usuário (que autorizou a marca a iniciar uma conversação).

Dicas importantes

Não basta a tecnologia atraente. É necessário entender a campanha e o melhor formato para obter os retornos positivos esperados. Detectamos algumas informações importantes pela análise de dados e resultados das ações:
  • O usuário deseja sempre ganhar alguma coisa e a comunicação deve ser feita visando informar isso ao público-alvo da campanha. Sem esta comunicação, o resultado pode ser menos eficiente. Lembramos que todo esse conteúdo é gratuito, já que com o uso do bluetooth nada disso passa pelas operadoras.
  • As pessoas ainda não têm a cultura de uso do bluetooth, diferente do que já acontece em outros países. Ou seja, a comunicação deve incentivar as pessoas a ligarem o seu bluetooth.
  • É preciso gerar experiência. O simples fato de receber um conteúdo não gera experiência necessariamente. É preciso surpreender, inovar, criar. Quando o usuário interage positivamente com a marca acontecem bons resultados na sua relação com seus produtos.
Essas ações seriam os primeiros passos da adoção da tecnologia e podem revolucionar algumas ações de marketing. Além disso, contribuem fortemente para o uso intenso do celular como ferramenta de marketing, assunto ainda empacado no país devido à proteção talvez excessiva das operadoras em relação aos usuários.

Este tipo de marketing tem sido amplamente utilizado em bares, restaurantes e todo tipo de eventos.

Já existem várias empresas produzindo softwares para este novo tipo de Marketing, entre elas quero citar a TowerSoft do meu companheiro Daniel Dias com quem eu ainda ontem conversava sobre este assunto, fato que me motivou para escrever este post.

Para aqueles que se interessem em conhecer o Software da TowerSoft clique aqui

Finalizando ...


A cada nova modalide de comunicação que surge, o pessoal do marketing sempre encontra uma maneira de utilizar para a divulgação de marcas, produtos e todo tipo de idéias. Como adepto da tecnologia, não posso deixar de manifestar meu apoio ao bluetooth marketing, uma nova forma de comunicação, que considero menos invasiva que outras, afinal, se você não quer receber as mensagens, basta deixar o bluetooth do seu celular desligado.

Um grande abraço  ..... e até o proximo post.


4 comentários:

  1. Muito bom post gostaria de parabenizar o autor. E eu também recomendo a TowerSoft como serviço de vendas de software bluetooth marketing.

    ResponderExcluir
  2. Muito bom, existem muitos softwares especializados em Bluetooth Marketing. Tem um chamado FreeBlue da Iscope que é oferecido gratuitamente (freeware). download em www.iscope.com.br

    ResponderExcluir
  3. Em um comentário sobre softwares free, comecei a me atentar ao contrato do fabricante as clausulas que garante a usabilidade do sistema sem custo algum. Sempre prudente, analisava cada caso e 90% das vezes o barato saia caro. Dessa vez em um procura de software free para marketing mobile me deparei com a empresa citada acima que diz ter a solução dos meus problemas, sendo gratuita. Verificando o contrato me assustei com a atitude do fabricante de monitorar os equipamentos enviando informações a servidores particulares. Acredito que o mesmo deveria colocar isso em sua página, ficando claro que tipo de informação o mesmo retem de meu equipamento. Fiquei preocupada pois invasão de privacidade é crime, porém se você não leu o contrato nada poderá fazer. Então acorde e sempre leia o contrato.

    Trecho do contrato do fabricante:

    Terminal FreeBlue: computador do Adquirente, com acesso a Internet e que tenha o Software FreeBlue instalado. Este enviará periodicamente informações sobre a utilização do terminal FreeBlue, podendo receber e transmitir, sem qualquer tipo de restrição, mídias distribuidas.

    Att Lilica

    ResponderExcluir
  4. Além disso, está claro que o mesmo irá usar meu terminar para postar conteúdo de terceiros. Ganha-se em doação e ainda por terceiros. Grande jogada....

    ResponderExcluir