Olá amigos ...
Aqueles que me acompanham sabem que sou fã incodicional do GIT e o considero como um dos melhores softwares de SCM (source code management) da atualidade. Entretanto alguns amigos sempre reclamavam de usa-lo via linha de comando ( particularmente eu gosto. Linha de comando te dá segurança e controle total da situação).
Para esses meu amigos, vai a dica deste post: usar o comando git gui : O gui vem de graphics user interface ou seja interface gráfica com o usuário. Nesta interface você pode realizar o add + commits + push + um montão de comandos do git, tudo de forma gráfica. Eu mesmo uso bastante esse recurso.
Quando se abre a tela no canto superior direito aparece o quadro chamado de Unstaged changes onde são mostrados os itens do repositorio que foram alterados/criados e que ainda não foram adicionados ao indice do git. Para adiciona-los ao indice basta clicar no ícone do item, o que equivale a linha de comando "git add nome_do_arquivo".
Logo abaixo temos o quadro de Staged changes (will commit) . nesse quadro aparecem os itens que foram adicionados ao indice, porém ainda não foram commitados. Para retornar um item desse quadro para o quadro Unstaged Changes, apenas clique no seu ícone.
Digite o texto do seu commit no quadro Commit Message e clique no botão Commit. Pronto isso equivale à linha de comando "git commit -m "mensagem do commit" " .
Em seguida se quiser "empurrar" suas alterações para o servidor, basta clicar no botão push .
Além disso você poderá selecionar um arquivo e reverter as mudanças, deletar aquivos, gerenciar branches e muito mais através dessa ferramenta nativa do git.
Se você ficou curioso, dê uma olhada nos menus desta ferramenta e veja as inúmeras possibilidades que ela oferece.
No meu proximo post vou falar de outra ferramenta gráfica para trabalhar com o git ... a versão do Tortoise para o GIT ...
Um grande abraço e até o próximo post.
Nenhum comentário:
Postar um comentário