Na manhã de hoje (23/11/2010), em uma reunião com a equipe de desenvolvimento da empresa onde trabalho, um dos colaboradores afirmou categoricamente: "o Silverlight morreu, foi descontinuado pela Microsoft" ....
A informação de que o Silverlight estaria morto acabou gerando em mim uma curiosidade sobre o fato. Então fui em busca de informações sobre o assunto, pois participei ao longo dos últimos tempos de diversos eventos oficiais da Microsoft onde muito se falou sobre esse produto, e pareceu-me incoerente descontinua-lo.
Pesquisei a Internet e realmente existe uma tendência de que funcionalidades existentes no Silverlight sejam incorporadas pelo HTML5 e isso é admitido pela propria Microsoft.
Porém está longe de dizer-se que ele esteja morto ... tanto que a Microsoft divulgou no seu site de carreiras, vagas para contratação de engenheiros para o Silverlight. Se o "cara" está morto? porque contratar novos engenheiros para manter e evoluir o "defunto"?
Também parece-me estranho que o EcoDevelopers, um evento em parceria com a Comtec, Sebrae e Microsoft que acontece amanhã (24/11/2010), aqui em Goiânia, tenha em sua agenda uma palestra falando sobre um produto que já teria sido descontinuado.
A pouco mais de 15 dias alguns amigos meus fizeram prova para certificação Microsoft em Silverlight.
Estas são apenas algumas considerações que faço sobre o assunto, sem o interesse de radicalizar ou trazer polêmica, nem mesmo iniciar uma infrutífera discução sobre o tema, afinal de contas, o tempo é quem vai responder a esta questão .... morreu ou não morreu?
A Microsoft realizará um evento sobre o Silverlight no próximo dia 3 de dezembro. Nele a empresa deverá detalhar seus futuros planos para a tecnologia.
Como desenvolvedor Delphi, a muito ouço dizer que o Delphi é uma linguagem morta, e o tempo tem mostrado que a história não é bem essa !.
Abraços, e até o proximo post.
Nenhum comentário:
Postar um comentário